Seguidores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FLORAIS PARA BONS FLUÍDOS



Comercial (11) 3843-0884
Email:contato@grupoboiadeirorei.com.br

Quem não é ciumento, nunca teve medo ou não fica impaciente?
Conheça os tipos de florais que
mais combinam com você.

FLORAIS PARA BONS FLUÍDOS
RED CHESTNUT - Expulsa os medos e preocupações, trazendo harmonia, proteção e paz.

CRAB APPLE - Traz a purificação, auxiliando na limpeza dos pensamentos, renovando as funções vitais e melhorando a percepção do mundo para este novo momento.

OLIVE - Resgata a paz e a serenidade interior, trazendo força para vencermos as batalhas de um novo ano e começo, restaurando a energia vital.

WILLOW - Traz o positivo, a sabedoria e a luz para a nossa vida, retirando a mágoa do que passou e promovendo a abertura ao amor e o canto à vida.

FLORAIS DO APRENDIZADO
LARCH - Para pessoas que duvidam da sua capacidade. O Floral proporciona maior confiança e determinação, além de ajudar no aprendizado.

ELM - Para pessoas estressadas e sobrecarregadas, este floral revitaliza o organismo e recarrega as energias, promovendo confiança.

GENTIANA - Para pessoas que desanimam facilmente. O floral ajuda a superar as dificuldades.

CLEMATIS - Para pessoas sonolentas, dispersas, sonhadoras, paradas e sem muito interesse pela vida. O floral ajuda a despertar do sonho e participar ativamente da vida.

COMO FUNCIONA?
O mais comum é que os florais sejam ministrados em gotas: 4 gotas, 4 vezes ao dia. Gotas do seu floral podem ser adicionadas a água do banho, e em escalda pés, cremes hidratantes ou óleos de massagem. Você pode procurar o auxílio de um terapeuta floral.

Dicas para quem quer selecionar florais:
- escolha apenas um ou dois temas (questões, conflitos interiores) que afligem você no momento;

- selecione de uma a três essências florais para cada tema;

- prepare sua fórmula  com todas essas essências;

- tome 4 gotas 4 vezes ao dia, por um mês;

- durante o período em que estiver usando os florais, faça um diário para anotar seus sonhos, pensamentos, sentimentos. Dessa forma você poderá avaliar seu próprio desenvolvimento.

CONHEÇA NOSSA LINHA DE FLORAIS:

Agrimony

Ideal para aqueles que escondem seus sentimentos e preocupações de outras pessoas. Destrava a depressão e angústia, liberando o estado emocional que está preso dentro de si mesmo. 
Aspen
Bom para medos vagos, especialmente se não houver explicação concreta, maus pressentimentos, senti medo de voltar a dormir por causa de pesadelos noturnos.
Beech
Para aqueles que gostam de exagerar nos fatos e mania de julgar. Ajuda a pessoa a ser mais tolerante, compreensivo das diferenças individuais.
Centaury
Ajuda a dissolver a falta de iniciativa e a fraqueza em horas de decisões. Ajuda a pessoa a encontrar seu eu interior, se tornar mais ativo e positivo.
Cerato
Ajuda a achar a nossa individualidade e a nos livrar de influências negativas vindas de fora. Ideal para aqueles que não sentem confidência e que estão perguntado pela opinião dos outros sempre
Cherry Plum
É indicado para aqueles que sentem medo, afasta a idéia de suicídio e ajuda a controlar a ansiedade.
Chestnut Bud
Para aqueles que nunca aproveitam as oportunidades. Também para aqueles que continuam repetindo os mesmos erros, incapaz de aprender com as experiências da vida.
Chicory
Ajuda a combater o egoísmo e a possessividade. Ideal para aqueles que não conseguem ver nada de errado. Ajuda a compreender o amor como um sentimento natural.
Clematis
Ajuda a trazer a estabilidade, ajuda a pessoa a realizar seus trabalhos nesse mundo. Também ajuda na falta de interesse pela vida e resgata a capacidade de atenção dos mais dispersos.
Crab Apple
Ótimo para limpeza interior. Ajuda a eliminar a idéia de obsessividade e ajudando-o a manter o controle para reverter situações que estão em disarmonia.
Elm
Ideal para quem se sente sobrecarregado de responsabilidades denominados pela exaustão. Ajuda a reconhecer e respeitar os próprios limites físicos.
Gentian
Ideal para quem se sente discorajados, também encoraja a enfrentar obstáculos e superar perdas ou afastamento de pessoas queridas, animais de estimação ou empregos.
Gorse
Ajuda a dissolver a desesperança e o disânimo daqueles que não confiam na própria força para reverter situações difíceis. Também ajuda a trazer coragem para continuar com a luta do dia a dia.
Heather
Para aqueles que estão procurando por companheirismo, também para aqueles que sentem infelizes e sozinhos. Ajuda a acalmar o medo, dissolve a ansiedade e a mania de ficar falando o tempo todo só sobre si mesmo.
Honeysuckle
Ideal para pessoas que gostam viver no passado e estão ligados constantemente às memórias de perda de amigos ou parentes.
Hornbeam
Ajuda a trazer equilíbrio mental e físico, trazendo força para realizar suas tarefas. Traz força, poder e determinação para trabalhar.
Impatiens
Para aqueles que querem tudo sem nenhum atraso. Não conseguem ter paciência e não gostam de perder tempo. Ajuda a acalmar a irritação, tensão e alivia a dor.
Mimulus
Combate o medo de doenças, acidentes, dor e desgraça. Ajuda a trazer confidência e felicidade.
Mustard
Traz suporte e estabilidade para aqueles que sentem trsisteza e melancolia quase desesperada ou profunda depressão. Também indicado para os que pensam que nunca irão ser felizes. Mustard é o floral ideal para depressão sem explicação.
Oak
Ideal para aqueles que estão sempre batalhando com uma disabilidade crônica ou doença e que nunca aceitam derrota.
Olive
Elimina a fadiga, o esgotamento físico e mental, sendo bastante utilizada para períodos estressantes decorrentes de crises, separações e problemas de saúde.
Pine
Ajuda a eliminar sentimento de culpa e a combater a baixa auto-estima. Ajuda a pessoa confiar nas próprias potencialidades e continuar com perseverança o seu trajeto de vida.
Red Chestnut
Ajuda aqueles que sentem ansiedade pelos outros. Ajuda a acalmar a mente, o medo e a ansiedade. Dissolve a insegurança e traz coragem.
Rescue
Ajuda a alcançar o equilíbrio natural do ser humano. Rescue é conhecido como o floral de emergência. Dissolve o medo, desespero, agonia e confusão mental, especialmente em situações de choque, traumas e estresse. Também pode ser usado em tratamento de feridas, insônia e outros problemas mais.
Rock Rose
Encoraja aqueles que precisam enfrentar situações difíceis e correr riscos. Ideal para quem treme ao enfrentar situações inesperadas ou difíceis, ou mesmo para os que tem medo de viajar.
Rock Water
Recomendado para aqueles que são muito exigentes com a maneira em que vivem e não se permitem aproveitar a vida porque precisam preservar a própria imagem de modelo e perfeição. Ajuda a dissolver a tensão que fica acumulada nas juntas e nos músculos.
Scleranthus
Para aqueles que tem dificuldade em decidir entre duas coisas. Traz claridade e abre a percepção
Star of Bethlehem
Ajuda a clariar a mente, limpando o inconsciente de choques ou traumas físicos e emocionais, especialmente em casos de acidente ou perda de alguém querido. Alivia traumas, dor e tensões.
Sweet Chestnut
Ajuda a pessoa a encarar a verdade e efetuar mudanças importantes para seguir à diante.
Vervain
Para aqueles que tem idéias e princípios fixos e não gostam de mudanças. Ideal para combater o estresse.
Vine
Ajuda a dissolver a arrogância, a inflexibilidade e a sede de poder. Traz confidência e abilidade
Water Violet
Para aqueles que precisam tomar decisões sérias na vida. Também para aqueles que gostam de fazer as coisas de seu próprio jeito e gostam de ficar sozinhos.
White Chestnut
Ajuda a acalmar e clarear a mente, ajudando a pessoa a controlar pensamentos obsessivos. Combate dor de cabeça, irritabilidade e a depressão.
Wild Oat
Para aqueles que tem ambições altas na vida e que gostariam de ganhar mais experiência e aproveitar mais a vida. Dissolve o desânimo e a depressão.
Wild Rose
Ajuda a dissolver a exaustão, a falta de vontade de lutar pelo que quer.
Willow
Ajuda a curar ressentimentos, amargura e combate a negatividade. Ajuda a pessoa a assumir mais responsabilidades e não culpar os outros pelas coisas que acontecem.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Evas Medicinais


Ervas Medicinais"
Todas as indicações são preventivas e agem como terapia de ajuda, sempre em casos de doenças graves tem que as ter o acompanhamento médico, mas na hora de dor de barriga é bom sabermos quais as nossas alternativas.
A Mãe Natureza proporciona ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais. A flora brasileira constitui uma fonte inesgotável de saúde e nossos ancestrais sempre souberam se aproveitar desta riqueza, pois o uso das plantas medicinais existe desde o início dos tempos.
No princípio existia apenas o conhecimento empírico. Hoje, porém, muitas pesquisas científicas comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, comprovando (ou não) o uso popular destas plantas. É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos imaginam, algumas plantas fazem mal à saúde e por isso não devemos fazer uso indiscriminado desta terapia. Sempre que possível, procure orientação de profissionais da área e não tome qualquer tipo de chá encontrado no mato, pois algumas espécies são muito parecidas e você pode usar uma espécie perigosa por engano.
Preparo:
Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção:
Infusão: Consiste em se despejar água fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.
Cocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 3 a 15 minutos.
Dosagem: A quantidade normalmente indicada é de 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.
Posologia:
Pode-se tomar várias xícaras do chá por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exatamente para estimular funções digestivas.
Adoçantes:
Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais (gripes, tosses, etc), mas só devemos adoçar depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel.

Prazo de validade: Nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.

Tempo de uso: Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos ao tratamento. Use por um período de 30 dias e troque por outro tipo de chá, retomando o seu uso após
algum tempo.

Utensílios: Evite usar utensílios de metal para fazer os chás.
Embora não o notemos, eles podem causar alterações no
efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro,
barro, louça ou esmalte.
Outros usos:
Os chás, além de tomados, podem ser usados na forma de compressas, banhos, gargarejos, inalações e lavagens.
Compressas: Compressas de chá quente aliviam dores inflamatórias e facilitam a resolução destas inflamações. Neste caso usam-se chás com propriedades antiinflamatórias.
Banhos: São os banhos de imersão. A água deve estar
morna e o banho deve durar uns 20 minutos. O banho pode ser repetido três vezes por semana durante um mês. Após este período mudar a erva utilizada.
Gargarejos: São recomendados para atuar na cavidade bucal e na garganta.
Pode-se colocar sal de cozinha depois de coado, pois este é antiinflamatório e anti-séptico.
Inalações: Específico para as vias respiratórias.
Ferver o chá e colocar um funil de papelão invertido sobre o recipiente, inalando o vapor.
Lavagens: Normalmente intestinais e vaginais (corrimento).
Aí vão algumas delas:
Doenças/Ervas
Artrite
Caatinga de Mulata, Malva, Sabugueiro.
Arroto
Poejo
Anemia
Artemísia, Cavalinha, banhos de Manjerona e Alecrim, Cerefólio, Manjericão, Dente de Alho.
Arteriosclerose
Cavalinha
Asma
Cerefólio, Hortelã, Funcho.
Baço
Salsa, Dente de Leão.
Bexiga
Artemísia, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Malva, Mil Ramas.
Boca (mau hálito)
Hortelã, Erva Cidreira, Manjericão, Tanchagem.
Bronquite
Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Bardana.
Cabeça (dores de)
Alfazema, Boldo, Camomila, Confrei, Hortelã, Losna.
Cabelo
Alecrim, Alfazema, Babosa, Camomila, Manjericão, Sálvia, Bardana.
Cálculos 
Salsa, Bardana, Dente de Leão.
Calmante
Alecrim, ALfazema, Camomila, Manjericão, Funcho.
Cancer
Confrei (leucemia), salsa.
Cansaço
Mil em Rama.
Catarro
Mil em Rama.
Caxumba
Erva Cidreira.
Cistite
Cavalinha.
Coceira (urticária)
Babosa.
Cólica Hepática
Erva Cidreira, Hortelã.
Cólica Menstrual
Artemísia, Losna.
Cólica de Ventre
Cavalinha, Hortelã, Losna, Manjerona, Funcho.
Colite
Malva.
Convulsão
Artemísia
Contusão
Bálsamo
Coração
Alecrim, Confrei, Sálvia, Bardana.
Cortes
Cavalinha, Confrei.
Coqueluche
Alecrim, ALfazema.
Dentes
Hortelã, Caatinga de Mulata, Erva Cidreira, Malva, Sálvia, Funcho
Depressão
Alecrim.
Depurativo do Sangue
Cavalinha, Cerefólio, Confrei, Tanchagem,Bardana, Dente de Leão.
Diabetes
Mil em Rama, Salsa, Tanchagem, Poejo, Funcho.
Digestão difícil
Alecrim, ALfazema, Boldo.
Doenças Venéreas
Mil em Rama, Salsa, Tanchagem.
Dores em Geral
Camomila, Confrei, Sálvia.
Eczema
Babosa.
Enxaqueca
ALfazema, Erva Cidreira, Salsa.
Epilepsia
Artemísia.
Estômago
Boldo, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjericão, Mil em Rama, Poejo, Tanchagem.
Feridas
Alecrim, Arruda, Belgroega, Mil em Rama, Tanchagem, Bardana.
Fígado
Boldo, Beldroega, Mil Rama, Salsa, Dente de Leão.
Fraqueza
Alfazema, Boldo, Losna, Manjericão, Mil em Rama, Dente de Leão.
Frieira
Saião, Babosa.
Furúnculo
Babosa, Malva, Sabugueiro, Tanchagem, Bardana.
Garganta (amigdalite)
Alfazema, Cavalinha, Manjericão, Malva, Sálvia, Tanchagem.
Gases
ALfazema, Boldo, Manjerona, Poejo, Funcho.
Gastrite
Confrei, Bardana.
Gota
Alfazema, Mil em Rama, Sabugueiro, Bardana, Dente de Leão.
Gripe
Camomila, Cebolinha, Erva Cidreira, Manjerona.
Hemorragias
Cavalinha, Confrei, Mil em Rama, Tanchagem.
Hemorródias
Mil em Rama, Bardana.
Hepatite
Boldo, Confrei.
Histeria
Alecrim, Erva Cidreira, Manjerona.
Icterícia
Artemísia, Erva Cidreira, Salsa. 
Impotência
Tanchagem.
Insetos (picadas de)
Cebolinha, Salsa, Sálvia.
Insônia
Boldo, Hortelã, Mil em Rama, Poejo.
Intestinos
Erva Cidreira, Malva.
Intoxicação
Nirá.
Lactação
Beldroega, Cerefólio, Hortelã, Salsa (secar o leite), Dente de Leão.
Náusea
Caatinga de Mulata, Hortelã, Losna, Poejo, Funcho.
Obesidade
Losna, Sabugueiro, Malva, Salsa.
Olhos
Alecrim, Caatinga de Mulata, Arruda, Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Salsa.
Ossos Quebrados
Confrei.
Ouvidos
Caatinga de Mulata, Arruda, Funcho.
Ovários
Tanchagem.
Pâncreas
Dente de Leão.
Pele (acne, manchas, espinhas, cravos)
Confrei, Cerefólio, Malva, Sabugueiro, Bardana.
Pesadelos
Erva Cidreira
Piolho
Cânfora, Salsa.
Pressão Alta
Salsa.
Prisão de Ventre
Baldroega, Malva,Sabugueiro, Bardana.
Pulmão(problemas respiratórios)
Poejo, Sálvia, Tanchagem.
Queimadura
Babosa, Beldroega, Confrei, Bardana.
Resfriado
Manjerona, Sálvia, Poejo, Sabugueiro.
Reumatismo
Alfazema, Artemísia, Boldo, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjerona, Mil em Rama, Bardana, Dente de Leão.
Rins
Beldroega, Artemísia, Cavalinha, Manjericao.
Sarna
Alecrim, Arruda.
Seios
Cerefólio, Salsa.
Tonturas
Alfazema.
Torcicolo
Manjerona.
Tosse
Alfazema, Erva Cidreira, Hortelã, Manjericao, Malva, Poejo, Sálvia, Funcho.
Tuberculose
Cavalinha, Confrei.
Úlcera
Bálsamo, Cavalinha, Confrei.
Urina
ALfazema, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Confrei (sangue na urina), Manjericao, Salsa, Bardana, Funcho.
Útero
Tanchagem.
Vermes
Arruda, Artemísia, Caatinga de Mulata, Camomila, Hortelã.
a beleza do coração..
Beleza/Erva
 
    Tudo o que você vai ler aqui tem grandes ligações com o passado, que usou amplamente as ervas nos seus cosméticos, foi o desenvolvimento rápido da ciência no século atual que nos afastou de modo quase definitivo, desses truques e segredos incríveis de beleza ao nosso alcance.
a beleza da pele...
A PELE -
            Para você ter a pele atraente e sadia, deve-se observar algumas regras.
            1ª) - A limpeza com substâncias mais naturais, sabonete de glicerina, Outros produtos retiram a oleosidade e umidade natural.
            2ª) - A alimentação rica em frutas e verduras cruas.
            3ª) - O sono regular.
            4ª) - Intestino regular, as toxinas não eliminadas arruinam qualquer pele.
            5ª) - A fadiga e a tensão são os principais causadores do envelhecimento da pele.
            Tente sempre fazer exercícios para relaxar o rosto, massagens também.
            Rugas: É muito importante tomar levedo de cerveja todos os dias, e também tomar vitamina E. Procurar comer alimentos que sejam fontes das vitaminas: A, C, D e E.
As Ervas para a Pele: Confrei: A mais importante erva para a pele, pois a mesma possui aloantaina que estimula a produção de células da pele, além de possuir propriedades amaciantes e curativas. Pode-se fazer a infusão da folha e da raíz na água ou no leite. Tem agentes anti-rugas. Salsa: O seu suco, com outros elementos.
            As máscaras abrem os poros, depois de fazê-las usar um chá adstringente lavando o rosto a fim de que os poros se fechem. Para se obter melhores resultados, use as infusões geladas.
Espinhas: para evitá-las tomar diariamente levedo de cerveja que regula as secreções da pele. No início ela poderá eliminar o que ainda não saiu para fora.
                    A Lecetina é eficaz remédio contra espinha e acne, emulsiona e decompõe glóbulos gordurosos no sangue. Opera milagre, tomar 2(duas) vezes ao dia.
                  Suco de cenoura combinado com espinafre ou salsa, tomar esse suco até ½ litro por dia.
                Vaporização de ervas.
                Mel - ótimo para limpezas de pontos negros.
                Limão - o suco esfregado no rosto.
                Infusão de Cavalinha - ótimo para retirar impurezas.
                Alimentos perigosos para espinhas: nozes, fritura, marisco, sal iodado, gorduras animais, manteiga, chocolate, cacau, amido, produtos suínos, coca-cola, açúcar, café, chá muito quente e álcool     que dilata os poros.
                Ervas adstringentes: cavalinha, Mil e Rama, Camomila, Sabugueiro, Sálvia, elas evitam a oleosidade.
                Bronzeamento: Óleo de gergelim amacia e bronzeia.
                Recursos para queimaduras solares: polpa de pepino, batata ralada e chá de sálvia.
Ervas e Frutas e seu Poder para Pele:
Alecrim: (Rosmarinus officinalis) analgésica, refrescante, anti-inflamatória, anti- séptica, estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, para pele oleosa.

Algas Marinhas (Fucus vesiculosus)
adelgaçante, anti-celulítico, emoliente, amaciante, estimulador da circulação periférica, hidratante, nutritivo, anti-acne, revitalizante, para peles oleosas, celulite e flacidez.

Aloe e Vera / Babosa (Aloe barbandensis)
anti-envelhecimento, cicatrizante, emoliente, amaciante, fotoprotetor, hidratante, nutritivo, revitalizante, para peles sensíveis e danificadas.

Aveia (Avens sativa)
anti-envelhecimento, cicatrizante, emoliente amaciante, fotoprotetora, hidratante, nutritivo, revitalizante, para pele seca sensível e danificada.

Banana (Musa sapientum)
cicatrizante, emoliente amaciante, fotoprotetora, hidratante, nutritivo, revitalizante, para pele seca sensível e danificada.

Camomila (Matricaria chamomília L.)

adstringente, analgésica, refrescante, anti-alérgica, clarificante, anti-inflamatória, fotoprotetora, anti-acne, calmante, tônico, para peles sensíveis e danificadas.

Canela (Cinnamomum cassia nees)

analgésica, refrescante, anti-séptica, fotoprotetora, tônica, afrodisíaca, para pele normal e artrite.

Cravo da Índia (Dianthus caryophylus)

analgésico, refrescante, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, para peles sensíveis e danificadas.

Cenoura (Ducus carota L.) anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, fotoprotetora, nutritivo, revitalizante, para peles sensíveis e danificadas.

Côco (Coccus nucifera)
anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, tônica, para pele seca, sensíveis e danificada.

Erva Cidreira / Capim Limão (Cymbopogom citratus)
analgésica, refrescante, anti-séptica, estimulador da circulação periférica, emoliente, anti-acne, para pele oleosa.

Erva Doce / Anis (Pimpinela anisum)
analgésica, refrescante, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, relaxante, para peles oleosas, sensíveis e danificadas.

Eucalipto (Eucaliptus citriodora)
refrescante, bactericida, antimicôtico, desodorante, cicatrizante, para pele normal.

Frutas Tropicais
adstringente, anti-envelhecimento, anti-manchas, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.

Kiwi (Actinidia chinensis)
anti-envelhecimento, antinflamatório, anti-manchas, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Flor de Laranjeira (Citratus sinensis)
adstringente, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.

Maça Verde (Pirus malus L.)
antialérgica, anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Manga Rosa (Mangifera indica)

anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Melancia (Citruilus vulgaris)
antialérgica, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Morango (Fragaria vesca L.)

anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, para pele seca, sensível e danificada.
Natural
Isento de extratos e óleos essenciais com um leve perfume. Hidratante, emoliente, higiene íntima, banho do bebê, pele normal.

Pêssego (Amygdalus persica L.)
antialérgica, cicatrizante, hidratante, nutritivo, para pele seca, sensível e danificada.

Pitanga (Eugenia sp)
anti-envelhecimento, anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Pepino (Cucumis sativus L.)
anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, anti-acne, revitalizante, tônica, para pele oleosa, sensível e danificada.

Pólem e Mel Silvestre
anti-envelhecimento, antinflamatório, anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, estimulador da circulação periférica, fotoprotetora, nutritivo, revitalizante, tônica.

Própolis e Mel (Propolis) antinflamatório, anti-manchas, anti-séptico, fotoprotetora, anti-acne, adstringente, fungicida, revitalizante, anti-seborréico, para peles e cabelos oleosos.

Rosas (Rosa gallica L.) anti-séptica, estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, para pele seca, sensível e danificadas.

Sete Ervas
adstringente, analgésica, refrescante, anti-envelhecimento, antinflamatório, anti-séptica, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.

Tangerina (Citratus nobillis)

adstringente, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.
BELEZAS NATURAIS EM DEFESA DA VIDA
No rico universo das flores, muitas ultrapassam limites, distanciando-se da função de decorar ambientes ou expressar sentimentos, passando a servir como importantes auxiliares no tratamento de doenças, tanto no plano físico quanto no psíquico e emocional. Muitas pessoas cultivam flores em seus jardins, sacadas e floreiras, sem, no entanto, imaginar que além de belas, também podem ser poderosas. Conheça a seguir algumas dessas mensageiras de bem-estar:

Rosa – Seu chá é útil nos distúrbios menstruais, alivia dores de cabeça e atenua superfície inflamadas. Com ação adstringente, tônica e calmante, é indicada no tratamento de peles oleosas e para o combate de irritações do couro cabeludo.

Amor-perfeito – Tem outras denominações como violeta-tricolor e flor-de-trindade. Possui propriedades diuréticas e depurativas. Em forma de chá, é utilizada para aliviar doenças respiratórias.

Cravo – É originário da Europa. O chá de suas pétalas é estimulante, combate dores de cabeça, ameniza o cansaço e serve também para ativar a memória.

Jasmim – Sua essência é largamente empregada. O jasmim é um importante auxiliar no combate ao nervosismo, ao estresse, a tristeza e à insegurança. Também é considerado afrodisíaco.

Camélia – Flor inspiradora, de grande efeito visual, é de origem asiática. Suas propriedades medicinais ainda são pouco exploradas.

Violeta – Encontrada em muitas espécies. É aliada simbolicamente à simplicidade e à virgindade. Em forma de chá, atua como auxiliar em tosse e dores de garganta. Possui vitaminas que retardam o envelhecimento da pele.

Gerânio – Tem propriedade de reduzir o açúcar no sangue, combate hemorragias, bronquites e tosses. No campo da cosmética, auxilia no tratamento de peles oleosas ou com acne.

Girassol – Na medicina floral, é indicado para pessoas egocêntricas e promove equilíbrio. É calmante e ajuda a dar elasticidade à pele.

Orquídea – De beleza exótica, é impropriamente considerada parasita. Desperta tanta fascinação que sua cultura é objeto de pesquisa e exposições mundiais. Tem propriedades hidratantes e é amaciante.
Beleza
Ervas para Banho:
Camomila - é uma das melhores, pois contem azulina que é calmante para a pele.
Cavalinha/Alecrim- Protege a pele de insetos.
Sabugueiro - no banho é calmante e bom na insônia. Para pele possui qualidades clareadores. Usar em infusão bem concentrada.
Confrei - de todas é a melhor no banho para uso medicinal, pelo seu poder de soldar ossos fraturados, para inflamações, inchaços e queimaduras.
Calêndula - bom no banho para veias dilatadas e varizes, sendo calmante.
Mil em Rama - banhos para o corpo muito oleoso, alivia as inflamações do bico do seio.
Dente de Leão e Xília.
Amora - em infusão no banho, dá novo brilho e viço na pele.
Usar nos banhos óleos aromáticos.


CABELOS -

Shampoo - procure um shampoo de boa qualidade que seja de amêndoa ou ervas e guarde metade em outro vidro, depois misture uma infusão bem forte de erva que desejar ou precisar.
1- Cabelos claros: camomila, verbrasco e urtiga.
2- Cabelos escuros: sálvia e alecrim.
Tratamento de proteínas: Este tratamento é para cabelos quebradiços.
Cabelos Secos -
1- Tomar levedo de cerveja todos os dias, mantém o brilho do seu cabelo e retarda os cabelos brancos.
2- Os cabelos secos só devem ser lavados uma vez por semana.
Para dar brilho ao seus cabelos: - fazer uma decocção com salsa, ferver 20 minutos, enxaguar os cabelos com este chá após a lavagem.
Cabelos Oleosos: -
1- Use sempre vinagre de maçã, uma só colher bastará, para uma xícara de água ou chá.
2- Quem tem prblema de excesso de oleosidade, deverá misturar chá de Mil em Rama em seu shampoo.
CASPA:
1- Colocar decocção de raíz de bardana no shampoo, pode-se usá-la também na última água.
2- Vinagre aromático diluido em água para massagem.
3- Infusões de alecrim com uma pitadinha de Borax, acaba com a caspa.
4- Misturar suco de limão com água de rosas, para a massagem.
CRESCIMENTO:
            Ervas boas para o cabelo crescer, que podem ser acrescentadas ao shampoo, ou no seu creme:
Raíz de malva, raíz de urtiga, semente de malva, alecrim, cravo de índia e noz moscada, baba de babosa.
olhos nos olhos!
OLHOS -
 
1- Para conservar seus olhos com brilho, tomar suco de um limão em água morna todos os dias em jejum.
2- comer todos os dias alimentos que são fontes de vitaminas A, e também cenoura crua, aipo, salsa, chicória, espinafre, tomar em suco ou em saladas.
Olheiras e inchaços:
Pepino - colocar fatias de pepino descascado sobre os olhos por 20 minutos.
Extrato de hamamelis, sobre os olhos.
Eufrásia é a melhor erva que existe para olheiras.
Chá de hortelã feito com um pedaço de mamão, ótimo.
Chá de cavalinha ajuda nos inchaços.
Outras ervas para problemas nos olhos: absinto, funcho, calêndula, camomila, alecrim, tanchagem, margarida, sabugueiro, manjerona e violeta.
 Cuide de seus dentes!  Sorria..Sorria...
Boca E Dentes:
 
A casca do limão elimina manchas nos dentes.
O morango em suco esfregado nos dentes, clareia.
Sálvia mastigada todos os dias protege a gengiva e os dentes.
Tanchagem é a erva mais incrível para qualquer inflamação na boca, gengiva, língua; bem como nas aftas.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

TUDO SOBRE O ÓLEO DE COPAÍBA

óleo de copaíba

Há registros de que a copaíba já era utilizada em nosso país antes de ele ser colonizado pelos portugueses, quando os indígenas, ao perceberem que os animais se esfregavam ao tronco da copaibeira quando tinham algum ferimento, notaram que a árvore devia ter propriedades medicinais e passaram a experimentá-la em seus próprios corpos, confirmando seus efeitos.
A princípio era utilizada para tratar doenças de pele e picadas de insetos, depois, foram sendo descobertas outras aplicações, e passou a ser usada para curar ferimentos diversos.
As copaíbas são árvores nativas da região tropical da América Latina e África Ocidental e, no Brasil, aparecem, principalmente, na região amazônica e Centro-Oeste. O óleo de copaíba é produzido de uma resina retirada a partir  de incisões no tronco dessas árvores.

Para que serve as propriedades do óleo de copaíba?

A copaíba possui vários componentes com atividade farmacológica comprovada, como o beta-cariofileno, um antiinflamatório que atua sobre a mucosa gástrica, aliviando azias, curando úlceras e gastrite. Seu poder antiinflamatório é tão grande que, ao ser comparada ao Diclofenaco de sódio, que é um medicamento utilizado com eficiência para esse fim, seu efeito foi duas vezes mais eficiente. Isto porque, com uma dose menor, a equivalência terapêutica foi a mesma.
Além de muito útil nas inflamações e infecções, devido à sua ação cicatrizante, a copaíba também tem ação expectorante e antimicrobiana, indicada para diversas doenças e incômodos: feridas, furúnculos, eczemas, urticárias, seborreias, afecções de garganta, gripe, tosse, disenteria, corrimentos ginecológicos, incontinência urinária, entre muitas outras.

As descobertas sobre esse precioso óleo continuam!

Copaíba - árvore
Árvore, copaibeira | Imagem: Reprodução
Não é à toa que a copaíba tornou-se uma das plantas mais ricas e utilizadas na medicina popular, afinal, sua eficiência é tão grande que vem sendo usada até contra o vírus HPV, que é um dos maiores responsáveis pelo câncer de colo do útero e também contra o Mal de Chagas, que pode causar danos no tecido do coração e nos órgãos do aparelho digestivo. Para confirmar ainda mais a preciosidade dessa planta, ela vem sendo estudada e apontada por esses estudos como uma das esperanças para a cura do câncer!  Segundo o Instituto de Química e o Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp, de São Paulo, é possível sintetizar uma substância, o hyrtiosal, que tem a capacidade de combater células cancerígenas, especialmente as que são responsáveis pelos cânceres de próstata, ovário, colon, pulmão, rins, mama e também leucemia.
Esse poderoso óleo é também um dos mais utilizados atualmente na indústria cosmética, em sabonetes, cremes, xampus e óleos de massagens, entre outros, beneficiando a pele e os cabelos, pelo uso tópico e, principalmente, a extração consciente pelos povos nativos das regiões onde a árvore é abundante, vem contribuindo de maneira admirável com o progresso e sustento de famílias que lá vivem! Após aprenderem como as  riquezas da floresta podem ser exploradas de maneira sustentável, os nativos crescem, profissionalmente e como cidadãos, já que contribuem para a preservação da mata, aprendem a proteger ao invés de apenas destruir e explorar o que a natureza nos oferece de graça.

Dicas de ervas e temperos culinário: Tudo sobre como usar ervas




Dicas de ervas e temperos culinário: Tudo sobre como usar ervas


Ervas aromáticas são folhas de plantas frescas ou secas. Especiarias são as partes aromáticas das plantas (rebentos, frutos, bagas, raízes ou cascas). Vários estudos realizados em universidades da Alemanha, França, Ásia, Estados Unidos e Brasil têm comprovado o que os nossos antepassados já intuíam: as ervas aromáticas e as especiarias possuem princípios ativos com propriedades medicinais.
Vale mencionar que dentre todos os alimentos da Dieta do Mediterrâneo, as ervas e especiarias estão presentes, juntamente com o azeite de oliva. Além do aroma e sabor que conferem à culinária, seu uso é bastante interessante na redução do consumo de Sal. Outra propriedade é a capacidade de auxiliar no processo digestivo. Presentes nos cardápios, elas estimulam a produção de enzimas envolvidas na digestão e assim facilitam a absorção dos diversos nutrientes.
Na culinária, devem ser usadas com equilíbrio para destacarem o sabor de um prato e nunca para sobrepujar seu sabor. As ervas frescas devem ser picadas o mais perto possível da hora de servir e serem acrescentadas à preparação no final do cozimento, para assim evitar que seu gosto e seus componentes medicinais se percam. No caso de preparações que não necessitem de cozimento, devem ser colocadas bem antes da hora de servir, para que possam misturar-se e dar seu sabor aos outros ingredientes. As ervas secas costumam ser acrescentadas no começo do processo de cozimento.
_Tipos, propriedades medicinais e uso culinário:
>>Açafrão: antioxidante, antiinflamatório, é auxiliar no tratamento da prisão de ventre. Uso: arroz, sopas, saladas, carnes, pães.
>>Alcarávia:digestivo, estimulante. Uso: pães, batatas, cogumelos, pato, ganso, sopas, recheios e vegetais. >>Aipo ou Salsão: digestivo, indicado para flatulência (gases), diurético. Uso: sopas, minestrone e salpicão. >>Alecrim: digestivo, antioxidante, estimulante, ativador da circulação sangüínea, antidepressivo e anti-séptico.

Uso: carnes e massas
>>Alfavaca ou Manjericão : digestivo, sedativo, tônico, baixa a febre; é auxiliar no tratamento de infecções bacterianas e parasitas intestinais. Uso: tomates, massas, berinjela, peixes de carne firme.
>>Alho: antioxidante e digestivo; melhora a circulação sanguínea e purifica o sangue. Uso: carnes, aves, molhos em geral e refogados.
>>Baunilha: estimulante, afrodisíaca e digestiva. Uso: perfumar bolos, doces, cremes, mingaus, bebidas e licores.
>>Canela: digestiva e antioxidante; ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa.

Uso: compotas, infusões, marinados, picles e ensopados (em casca) e bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces (em pó).

>>Cardamomo: antioxidante, estimulante e digestivo. Uso: pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, carne de carneiro e porco, fígado, peixes e sopas, arroz, bolachas, licores, café, conservas de arenque e saladas de frutas.
>>Cebola: antioxidante e digestiva.

Uso: pratos salgados.

>>Coentro: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite. Uso: peixes, frutos do mar, molhos, sopas, carnes, aves, pães.
>>Cominho: diurético, auxiliar no tratamento de gases. Uso: molhos, cremes, peixes, carnes, assados, legumes, ovos, sopas e pães. É essencial no curry.
>>Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol. Uso: doces, pães, marinados, assados de porco, molhos e chutney.
>>Curry: é feito com até 65 tipos de especiarias diferentes. Estimulante e digestivo.

Uso: culinária indiana, arroz.

>>doce: combate tontura, náuseas, infecções intestinais e estomacais.
Uso: A base da haste é usada como legume. As folhas podem ser servidas em saladas ou guarnecendo outras preparações.

>>Estragão: estimulante de apetite; alivia reumatismo e artrite, regulariza a menstruação, diurético. Uso: saladas, sopas, assados de forno, peixes, carnes, aves e molhos.

>>Gengibre: antioxidante; ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares; é auxiliar no emagrecimento. Uso: cru como acompanhamento, picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas e carnes de porco.

>>Hortelã: estimulante, digestiva. No Recife, o pó da folha é usado para combater parasitas intestinais (ameba e giárdia) em crianças. Uso: chás, sucos, saladas, molhos para carnes e massas, pratos da cozinha do médio oriente.

>>Louro: antioxidante, digestivo; estimula o apetite; é auxiliar no tratamento da gripe. Uso: cozidos, assados, feijões, massas, caldos e carnes. >>Mostarda: antioxidante. Uso: conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e carne de porco, embutidos, peixes e maionese (em pó ou pasta).

>>Noz moscada: afrodisíaca, é usada para problemas hepáticos. Uso: doces, molhos e massas. Deve ser ralada somente na hora do uso e necessita de pequena quantidade para dar seu aroma.

>>Orégano: digestivo, antioxidante, antibacteriano, antibiótico, analgésico, sedativo; auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e cólicas menstruais. Uso: molhos italianos, de tomate, ensopados, massas, sopas e espetinhos (de carneiro e porco).

>>Páprica: estimulantes e digestivas. Uso: pode ser usada no lugar da pimenta seca.

>>Papoula: digestiva. Uso: bolos, pães, tortas, doces e molhos.

>>Pimentas: antioxidantes; purifica o sangue, auxilia na prevenção de doenças do coração, no tratamento da obesidade, nas dores reumáticas (compressas locais). Uso: pratos salgados.

>>Salsinha: favorece o equilíbrio hormonal; é fonte rica em betacaroteno (pré vitamina A) e Vitaminas do Complexo B; alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais e cistite; é auxiliar no tratamento de cálculos renais e cólicas. Uso: molhos, patês, saladas, legumes, peixes, omeletes, sopas e guisados.

>>Sálvia: digestiva, antioxidante; auxiliar no tratamento de problemas de fígado, suor excessivo, ansiedade, depressão e sintomas da menopausa. Uso: carne de boi e porco, peixes firmes, ovos, queijos e saladas.

>>Tomilho: digestivo, desinfetante, anti-séptico; é expectorante, limpa as vias respiratórias e o intestino. Uso: sopas, aves, peixes, carnes, saladas, molhos, preparações a base de toma


__Algumas frutas e leguminosas

Abacate: Rico em gordura monoinsaturada que auxilia na manutenção do colesterol em níveis saudáveis. Contém ainda glutationa, antioxidante que reforça o Sistema Imunológico.

Abacaxi: Rico em bromelina, enzima que auxilia a digestão. Contêm boas doses de manganês e boro que ajudam na prevenção e tratamento da osteoporose.

Aveia: Rica em fibras solúveis que ajudam no funcionamento dos intestinos e na manutenção do colesterol em níveis saudáveis.

Azeite de oliva extra-virgem: Rico em gordura monoinsaturada que auxilia no tratamento da hipercolesterolemia. Contém ainda, vitamina E, potente antioxidante protetor das células.

Chá de folhas verdes: Rico em catequinas, substâncias bactericidas e antioxidantes. Alguns estudos indicam ação positiva nos processos de emagrecimento.

Crucíferos (repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, rabanete): Contém indóis que ajudam na prevenção do câncer de mama e de útero. Iogurte: Tem digestão mais fácil que o leite. É indicado também para quem tem intolerância à lactose. É fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e zinco. Previne a osteoporose, ajuda a manter a flora intestinal e vaginal saudáveis e protegidas contra as infecções.
O cálcio também "varre" para fora do organismo o cádmio, substância tóxica proveniente da poluição e do cigarro. Peixes (atum, arenque, salmão, sardinha): São ricos em omega 3 que previnem e tratam a hipertensão, a arterosclerose, as doenças cardiovasculares e inflamatórias. Soja e derivados: Rica em proteína de alto valor biológico, cálcio e isoflavonas. Indicada no tratamento e prevenção da osteoporose e alívio dos calores da menopausa. Previne contra o câncer de mama, de endométrio e de próstata, assim como as doenças cardiovasculares.
Tomate: Rico em licopeno, bioflavonóide que protege contra o câncer de próstata.
 Uva: Rico em resveratrol, substância encontrada na casca da uva que além da ação antioxidante também é indicado no tratamento da hipercolesterolemia. Leite fermentado com lactobacilos: os probióticos presentes restauram e protegem a flora intestinal do câncer.
 Damasco: rico em fibras solúveis, betacaroteno, potássio, ferro e cobre. Ajuda a prevenir as cardiopatias, AVC, catarata e alguns tipos de câncer, além de contribuir para regular a pressão arterial.
 Banana: Contém fibras solúveis, potássio e magnésio. Auxilia na prevenção de úlceras no estômago, melhora o humor e evita câibras.
Batata doce: Excelente fonte de betacaroteno (precursor da vitamina A), potente antioxidante que protege contra ação dos radicais livres.
Castanha do Pará: Melhora o humor, é rica em selênio, mineral antioxidante que previne alguns tipos de câncer.
Cenoura: Excelente fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, nutriente essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos e mucosas. A vitamina A também ajuda a prevenir e tratar infecções no corpo e acne.
Pimenta vermelha: Além de rica em vitaminas antioxidantes (A e C), contêm bioflavonóides que protegem contra o câncer e capsaicina, substância anticoagulante que previne problemas cardíacos e derrames cerebrais.
Morango: Rico em Vitamina C, fibras e licopeno. Combate os radicais livres e reforça o sistema imunológico. Fumantes precisam de quantidades maiores de vitamina C. Por ser uma vitamina hidrossolúvel, necessita de água para ser transportada e eliminada pelos rins. Excesso de vitamina C, sem uma ingestão adequada de água pode provocar cálculos renais.

________MAIS ERVAS E TEMPEROS AS ERVAS
• Alecrim: de aroma fresco, que lembro o pinho, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, beringela, batatas, couve-flor, pães, Sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão.
• Cebolinha verde: Muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.
• Coentro (em grãos ou moído): A semente inteira é usada no preparo de ponches, pickles, doces e no café. Industrialmente utilizada na produção de salsichas, linguiças e mortadelas. Moído, é usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes. Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar. • Endro Dill: Indispensável no preparo de peixes, molhos, salada de batatas, marinados, pickles, carnes, sopas, pães, massas, queijos e compotas.
• Erva Doce: Muito utilizada no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, molhos para saladas, frutas em calda, peixes e frutos do mar.
• Estragão: de sabor marcante, parecido com o anis, dá um toque especial a vinagres, pickles, molho tártaro de mostarda e maionese. Ótimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes.
• Manjericão: de sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto.
• Manjerona: de sabor requintado, semelhante ao orégano, é ideal para valorizar carnes e aves, pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados. Ideal para pratos de cozimento rápido.
• Orégano: Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.
• Salsa: Ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios, sem a necessidade de reidratá-la.
• Sálvia: Indicada na preparação e no recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, cremes, molhos de tomate, queijos, em massas com manteiga, batatas, biscoitos e chá.
• Segurelha: Aromática e picante, pode ser usada sozinha ou em combinação com outras ervas em recheios para carnes, peixes ou aves, pratos com ovos, molhos, sopas, e feijões.
• Tomilho: Aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.

ESPECIARIAS

• Açafrão Espanhol: É muito utilizado em pratos da culinária francesa, espanhola e sul-americana. Indicado no preparo de arroz, paella, risotos, peixes, frutos do mar e pães.
• Açafrão da Terra: Erva da família do gengibre, é conhecido também como cúrcuma. De sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourado, extraída da raiz seca e moída da planta. Além do sabor, serve para dar cor aos alimentos. Utilizado em pratos com ovos, pickles, molhos cremosos, maioneses, massas, frango, peixes, arroz e pães.
• Alho desidratado (em flocos ou granulado): Seco e desidratado, substitui o alho fresco em todas as suas aplicações.
• Alho Porró: lembra um pouco a cebola, é ideal para os molhos à base de manteiga e cogumelo fresco, saladas, sopas e caldos de peixe.
• Anis Estrelado: É típico no preparo de pratos da cozinha chinesa á base de carne de parco e pato. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas.
• Baunilha: de coloração marrom escuro, é utilizada no preparo de doces, dando sabor a cremes, biscoitos, bolos etc.
• Bicarbonato de Amônia: utilizado no preparo de pães, bolos e biscoitos. Faz crescer a massa e por Ser volátil, seu aroma desaparece no forno sem deixar sabor.
• Bicarbonato de Sódio: excelente fermento em pó para o preparo de bolos e biscoitos.
• Canela da China: em rama é utilizada no preparo de pickles, frutas assadas, compotas, molhos de tomate e no cozimento de legumes. Em pó, pode Ser usada na preparação de pães, bolos, cafés, doces com frutas. E também indicada no cozimento de legumes e assados.
• Cardamomo: essencial na cozinha indiana, é usada no tempero de arroz, Sopas, picles, carnes, pães, biscoitos, bolos, cremes. Ótimo no café árabe e para aromatizar licores.
• Casca de Laranja desidratada: utilizado para dar um toque especial no sabor de sobremesas. Ideal para pudins, mousses, bolos, biscoitos, molhos e sorvetes.
• Cogumelo seco: depois de hidratado, pode ser usado em Strogonoff, molhos para carnes e massas, risotos, Sopas e omeletes.
• Cominho (em Sementes ou moído): de sabor forte, deve Ser usado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, ovos, carnes, oves, batotas e legumes. Também recomendado no preparo de molhos e pães.
• Cravo da índia: doce e picante, é usado tonto para ornamentar como paro dar sabor. Ideal paro molhos, conservas, doces, compotas, assados etc.
• Cremos de Tártato: de sabor ácido-suave, é utilizado na fermentação de vinhos de produção caseiro e em outras fermentações artificiais, como no preparo de balas, bolos com claras de ovos e merengues.
• Gelatina: Substitui a gelatina em folhas em pratos doces e salgados. Neutra, assimila qualquer sabor. Pode Ser utilizada em geléias, pudins, mousses, Sorvetes, cremes e gelatina de frutos.
• Gengibre: quente, doce e picante. Moído, é ideal para bolos, pães, molhos, Sopas, aperitivos, carnes, peixes, aves, legumes, saladas e frutas.
• Louro (em folhos ou moído): utilizado em pequenas quantidades, é ideal no preparo de molhos, legumes, assados, carnes e frutos do mar.
• Kummel: tem sabor adocicado. Usado no preparo de carnes e aves assadas. Também em sopas de legumes, saladas, marinados, biscoitos, patês, pães, bolos e queijos.
• Macis: casca que envolve a semente da noz-moscada, é utilizada em pratos com queijo, aves, vitela, lombo e legumes.
• Mostarda (em sementes ou moída): de sabor picante e aroma agradável, é usada na preparação de molhos para saladas e maioneses, carnes, aves, Sopas, legumes e pratos com ovos e queijos.
• Noz Moscada (em grão ou moída): ideal para molho bechamel, carnes, legumes, sopas, no recheio de massas, bolos, biscoitos, tortas, waffles e em bebidas com leite quente ou gelado.
• Papoula (sementes): crocante e saborosa, é usada em saladas, massas amanteigadas, pães, bolos, tortas, biscoitos, salgadinhos de queijo, salada de frutas e compotas.
• Páprica doce: de cor vermelho vivo, a páprica doce é usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara, peixes, carnes, sopas, canapés, molhos e no preparo do goulash.
• Páprica Picante: salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. E usada também em pratos da cozinha espanhola e húngara, sendo o tempero principal do goulash.
• Pimenta do reino Preta (em grão ou moída): Em grão é usada em saladas, marinados, assados e pickles. Moída, pode ser usada em todos os pratos salgados. Ideal na água de cozimento de carnes, molhos, no final do preparo de legumes e verduras, salpicada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar.
• Pimenta do reino branca (em grão ou moída): Com sabor mais suave que a pimenta preta, é usada em todas as receitas salgadas. Especialmente indicada para pratos que não podem ter sua aparência e cor alteradas.
• Pimenta Chilli: Extremamente picante, é utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis.
• Pimenta rosa: Misturada à pimentas do reino preta, branca e verde, decoram e conferem sabor delicado a saladas, malhos, grelhados e frutos do mar. deve ser usada com moderação, pois seu sabor predomina sobre o sabor de outros temperos.
• Pimenta Jamaica: seu sabor lembra uma mistura de cravo, canela e noz-moscada. Usada em assados, churrasco, catchup, molhos chili e tomate, sapas e ovos. E também em bolos, bolachas, doces, pudins e frutas assadas.
• Raiz Forte: Ideal no preparo de sushi e sashimi e alguns molhos. As Especiarias e a Saúde. Presença indispensável em qualquer cozinhado que se preze, as especiarias servem para muito mais do que apenas enriquecer o paladar dos alimentos.

Quase todas, se usadas comedidamente, contribuem para a saúde. As virtudes terapêuticas das especiarias são exaltadas desde tempos muito recuados, tendo sido utilizadas pelos médicos e físicos para curar todo o tipo de doenças.

Atualmente, sabe-se que muitas especiarias e ervas aromáticas contribuem para facilitar a digestão e, logo, a assimilação dos alimentos pelo nosso corpo. Muitas vezes ao sentirmos o aroma de um prato confeccionado sentimos crescer “água na boca”, ou seja o nosso organismo desencadeia os primeiros passos para a digestão. As especiarias estimulam a produção de saliva e suco gástrico e predispõem-nos, assim, para iniciar a refeição, mesmo quando pensávamos não ter apetite.

Outro dos efeitos dos condimentos é a estimulação da produção de bílis o que facilita a digestão dos lípidos e estimulam, também, a produção de suco gástrico. Eis algumas das aplicações medicinais das especiarias ao longo dos tempos: Gengibre da Índia e da Arábia- doenças do estômago Canela da China e Ceilão- tónico e adstrigente. Cássia do Egipto e da Índia- purgas Cânfora de Samatra e da China- antiespasmótico e estimulante. Noz-de-galha da China- adistregente. Raíz de Galanga da China- antiescorbútico.

Anucie