Seguidores

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Benefícios da Farinha de Ameixa





Você já ouviu falar da farinha de ameixa? Esse produto natural traz muitos benefícios para a saúde e ainda contribui para o emagrecimento. O segredo está nos componentes da farinha, que melhoram o funcionamento do organismo e atuam como antioxidantes. Ela contém vitamina E, A, C e B, além de sais minerais, como potássio, cálcio, ferro e magnésio. Outro ingrediente importante são as fibras, que colaboram para o trânsito intestinal.

Emagrecimento Saudável

Para quem quer perder peso, a farinha de ameixa pode ser uma ótimo aliada. Além de combater o inchaço causado pela prisão de ventre, suas fibras também aumentam a sensação de saciedade. Isso acontece porque elas se juntam a água em nosso organismo, formando uma espécie de gel que reduz a fome e dificulta a absorção de gorduras. Os antioxidantes da mistura também ajudar a reduzir a ansiedade, evitando, assim, a compulsão alimentar.


A pectina tem função laxativa, ajudando no funcionamento do intestino;

                          Outras Propriedades



  • As fibras também auxiliam no controle do colesterol alto;
  • Os minerais são essenciais para o nosso organismo, incluindo as funções cerebrais;
  • Por ser rica em antioxidantes, a farinha combate o envelhecimento precoce das células;
  • Se já não bastassem todos esses benefícios, os nutrientes fortalecem os cabelos, previnem a queda capilar e melhoram o aspecto da pele.

Como Consumir

Os especialistas recomendam o consumo de 2 colheres (sopa) da farinha diariamente. Ela pode ser misturada a sucos, vitaminas ou iogurte. Outra possibilidade é adicionar o pó no preparo de bolos e biscoitos. Não existem contraindicações para a ingestão da farinha de ameixa, mas vale seguir as recomendações e não exagerar na quantidade.

Onde Comprar

A farinha de ameixa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e 200 g do produto custa entre R$15 e R$20. A dica é adquirir um produto em um estabelecimento comercial confiável, seja pela internet ou em lojas físicas. Todo cuidado é pouco quando o assunto é a sua saúde.





Benefícios da Canela

É muito bom descobrir que alguns ingredientes que temos sempre em casa são ótimos para a saúde, não é mesmo? Esse é o caso da canela. A especiaria, extraída da parte mais interna do tronco da caneleira, é comumente utilizada para aromatizar doces. Mas não é só na culinária que a canela se destaca. Hoje sabemos que ela traz diversos benefícios para o nosso organismo, além de ajudar na perda de peso.


Propriedades Medicinais da Canela

A lista de propriedade medicinais é bem ampla:
  • Ela ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias;
  • Melhora a digestão;
  • Dificulta o crescimento de bactérias e fungos, tais como a candidíase;
  • É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e ainda regulam os níveis de colesterol ruim no organismo;
  • Ajuda a combater os sintomas do resfriado;
  • E ainda é ótima para quem tem predisposição ao diabetes.

Indicação e Consumo

A indicação diária de consumo da canela é de um colher de café por dia. A canela em pó deve ser usada para polvilhar doces e sobremesas e a canela em pau pode ser utilizada no preparo do chá. Apesar de ser benéfica para a saúde, a canela não deve ser ingerida em excesso. Abaixo, listamos algumas receitas para você (clique no link para ver as receitas):
  • Chá de canela;
  • Chá de canela com maçã;
  • Chá de canela com gengibre.

Canela e Diabetes

Pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que a canela ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Por isso o consumo da canela pode ajudar quem tem diabetes. Um estudo mostrou que a ingestão  de uma colher de café da canela por dia pode reduzir os níveis de glicose em 20%, além de diminuir o colesterol ruim e o triglicérides. Se você tem casos de diabetes na família, pode consumir a canela com regularidade para dificultar o aparecimento da doença.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Remédio para Combater Problemas Cardíacos/ Remédio para Torcicolo


O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo, sendo responsável por bombear o sangue para todas as partes do organismo. Os problemas cardíacos são aqueles que estão relacionados com o funcionamento deste órgão, como é o caso do infarto, da angina, insuficiência cardíaca, entre outros. Para evitar o aparecimento desses problemas, é importante manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente. O xarope que ensinamos logo abaixo também pode ser uma aliado na prevenção dessas doenças, pois melhora a circulação.


Lembramos que qualquer sintoma é indício de que um médico deve ser procurado.


4
 colheres  (sopa) de cachaçaVocê vai precisar de:

  • 1 kg de mel  puro
  • 5 cabeças de alho
  • 3 cebolas roxas

Modo de Preparo:

Primeiramente, descasque o alho e a cebola. Depois bata-os no liquidificador com um parte do mel. Feito isso, misture o restante do mel e a cachaça e guarde o xarope em um vidro limpo com tampa. Deixe a mistura repousar por 9 dias antes de consumir. Não é necessário guardar na geladeira.

Posologia

O xarope deve ser tomado todos os dias, depois das refeições. A quantidade indicada é de 1 colher de sobremesa.

Cuidados

O remédio natural não é indicado para crianças. Quem sofre com a diabetes também deve evitar o consumo do xarope, pois o mel possui uma grande quantidade de açúcar.


Remédio para Torcicolo







Os torcicolos acontecem por uma contração dos músculos da região do pescoço, um chamado espasmo. Normalmente ocorre devido a um apostura incorreta durante o sono ou após um tempo exposto em uma mesma posição acompanhada de algum tipo de stress ou pressão.
É possível tratar um torcicolo apenas com repouso. Em alguns casos, analgésicos podem ser interessantes também, pois aliviam a dor. Também é possível fazer massagens para relaxar o músculo e elas terão ainda mais efeito com a receita de um óleo a base de eucalipto.
Vejamos


Um punhado das folhas de eucalipto  
Você vai precisar de:

  • Óleo de soja (ou algum outro tipo de óleo)

    Modo de Preparo:

    Em um recipiente de vidro, tampe e exponha ao sol por cinco dias, mexendo pelo menos uma vez ao dia.

    Posologia

    Friccione o óleo no local do torcicolo.

    sexta-feira, 10 de maio de 2013

    Chá de Jurubeba


    A jurubeba (Solanum paniculatum) é uma planta de sabor amargo que pode ser encontrada em diferentes regiões do Brasil. Na medicina popular, a erva tem vários usos medicinais, e seu uso por indígenas no tratamento de diversas doenças é anterior a chegada dos europeus ao país. Ela é conhecida por estimular o apetite e melhorar problemas de digestão, além de tratar a azia, a acidez estomacal, a gastrite, a náusea, os problemas do fígado, as úlceras e a cistite. Veja como preparar e consumir o chá de jurubeba.
    Jurubeba
    Jurubeba

    Você vai precisar de:

    • 2 colheres (sopa) de folhas secas de jurubeba
    • 1 litro de água

    Modo de Preparo:

    Junte as folhas da plana com a água fervente e mantenha tampado por 10 minutos. Depois de fazer a infusão, coe o chá e guarde em um recipiente de vidro.

    Posologia

    Tomar até 3 xícara do chá morno e não adoçado durante o dia. Evite fazer uso contínuo da erva e procure um especialistas caso não obtenha os efeitos desejados.

    Cuidados

    O chá de jurubeba não deve ser ingerido por gestantes ou mulheres em fase de lactação. Para evitar problemas, é importante seguir as recomendações de consumo e não exagerar na quantidade de chá. Fique atento ao modo de preparo e procure comprar a erva em lojas confiáveis.

    quarta-feira, 8 de maio de 2013

    JURUBEBA-VERDADEIRA



    Solanum paniculatum L. - JURUBEBA-VERDADEIRA

    Nome científico Solanum paniculatum L.

    Família: Solanaceae.

    Sinônimo botânico: Solanum paniculatum Pis.

    Outros nomes populares: juribeba, juribebe, juripeba, jubeba, jupeba, jurubeba-branca, jurubeba-verdadeira, jurubebinha, jurupeba, jurumbeba, juvena, juuna, jurubeba (inglês, espanhol, francês), giurubeba (italiano).

    Constituintes químicos: alcalóides (solamina, solanidina, solasodina), esteróides nitrogenados, saponinas, esteroidais nitrogenados (paniculina, jurubina), agliconas (isojurubibina, isopaniculidina, isojurupidina e jurubidina), ácidos graxos, ácidos orgânicos, glicosídeos (paniculoninas A e B), mucilagens, resinas (juribina e jurubepina), princípios amargos.

    Propriedades medicinais: aperiente, antiinflamatória, carminativa, cicatrizante, colagoga, depurativo do sangue, descongestionante, desobstruente do fígado e do baço, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, estomáquica, febrífuga, hepatoprotetora, hepatotônico, laxante, tônica.
    - raízes e frutos são antidiabéticos, aperientes, desobstruentes, colagogos, antianêmicos, diuréticos, febrífugos, anti-hidrópicos, antidispépticos, amargos e tônicos.

    Indicações: abcessos internos, acidez da secreção gástrica, anemia ferropriva, anorexia, atonia gástrica, azia, bronquite, catarro na bexiga, cicatrização de mucosa, cistite, contusão, debilidade, diabete, dispepsia, engurgitamento do fígado e do baço, estômago, erisipela, febre intermitente, feridas, gastrite e úlcera péptica, gripe, hepatite, hepatoesplenomegalia, hepatopatia crônica, icterícia, impaludismo, inapetência, malária, náusea, reduzir acidez da secreção gástrica, síndrome pós-hepatite, tosse, tumores abdominais e uterinos, úlcera.

    Parte utilizada: raízes, folhas, flores, frutos.

    Contra-indicações/cuidados: não utilizar por período prolongado devido aos alcalóides e esteróides, que podem provocar intoxicação.
    Sinais de toxidade: diarréias, duodenite erosiva, elevação das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas, sintomas neurológicos, vômitos.

    Modo de usar:
    - infusão de 2 colheres de sopa de folhas, frutos ou flores em um litro de água. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar, por dia: afecções hepáticas, febres, debilidade em geral;
    - suco das raízes ou frutos: cistite, anemia, tumores, abcessos internos;
    - cataplasmas das folhas, uso externo: feridas e úlceras;
    - suco dos frutos com mel de abelha: diurético, bronquite, tosse;
    - suco ou infusão das folhas:
    . uso local: contusões, úlceras, tumores, erisipela;
    . uso interno: fígado, hepatite, icterícia, debilidade, febres
    - decocção da raiz: diabete, prisão de ventre, dispepsias atônicas, inflamação do baço;
    - maceração de 4 g de folhas ou frutos verdes em um copo de água fria;
    - maceração de 20 g de folhas ou frutos verdes em vinho branco; Infusão: 2 colheres de sopa de folhas ou flores ou frutos picados para 1 litro de água fervente.
    -

    segunda-feira, 6 de maio de 2013

    Banana como planta medicinal.



    Plantas Medicinans Amazonas:

    A Banana como alternativa para a saúde, a banana é uma planta medicinal.


    Banana como dica de saúde, receitas com bananapara a cura de várias doenças.


    Banana como saúde alternativa e como dica caseira de plantas medicinais



    A BANANA:



    Nome popular: BANANA

    Nome científico: :Musa paradisiaca

    Família Musaceae

    Princípios ativos: Ácido ascórbico, tiamina, riboflavina, niacina
    Indicações terapêuticas: Cãibras, fadiga, alterações nos batimentos cardíacos, vários tipos de alergia, TPM, prisão de ventre, diarréia infantil.


    ligeira, passou a ser o alimento ideal para os desportistas sujeitos aos grandes desgastes nos esforços físicos.


    O potássio ajuda ainda na transmissão dos impulsos nervosos e recompõe a perda deste mineral nos casos de diabetes, auxilia os pacientes com hipertensão ou com problemas cardíacos e, também, nos casos de diurese provocada em pessoas em regime de emagrecimento.


    A banana ainda possui o cálcio tão necessário para fortalecimento dos ossos, dentes e as células do nosso corpo.


    Vitaminas

    Vejamos as vitaminas encontradas nesta fruta: A (beta caroteno), necessária para o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a diminuir o tempo de duração das doenças.

    Vitamina C (ácido ascórbico), que ajuda a aumentar a imunidade e oferece proteção contra o câncer; B1 (tiamina), que ajuda a manter normal o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração; B2 (riboflavina), que ajuda na cicatrização das feridas, e a B5 (niacina), que interfere no metabolismo das gorduras e açúcares.


    Outros benefícios

    Ela é ideal para integrar a dieta de mulheres que sofrem de síndrome da tensão pré-menstrual (a TPM). A banana maçã combate o colesterol e ajuda a evitar prisão de ventre. Uma pesquisa, vinda da Inglaterra, informa que a ingestão de bananas forma um fermento digestivo, do tipo dietético, que protege contra o câncer do estômago.

    Alcaliniza o sangue no caso da acidez no estômago, facilitando a digestão. Estimula os rins na depuração de elementos tóxicos; no caso de infecção do fígado, ajuda no fortalecimento celular.


    A banana é, também, ótima para combater a diarréia infantil, sendo o remédio provido pela Natureza para facilmente curá-la. Sendo assim, a dieta à base de banana, comumente recomendada pelos pediatras, é adequada – diz o professor William B. Greenough III, da Johns Hopkins University e presidente da Fundação Internacional para a Saúde da Criança.


     Referência

    Extraído do livro As Incríveis 50 Frutas com Poderes Medicinais, autoria de Lelington Lobo Franco, escritor, pesquisador, químico-fitologista (Curitiba, PR).


    Uso medicinal da bananeira


    Todas as partes da bananeira têm aplicações medicinais. As flores são usadas na bronquite, disenteria e em úlceras. As flores cozidas são dadas aos diabéticos. A seiva adstringente da planta é empregada em casos de histeria, epilepsia, lepra, febre, hemorragia, disenteria e diarréia aguda, sendo também aplicada em hemorróidas, picadas e mordidas de insetos e outros animais.


    As folhas novas são utilizadas em compressas para queimaduras e outras afecções da pele. As cinzas adstringentes da casca verde e das folhas são utilizadas no tratamento da disenteria e diarréia e também em úlceras malignas. As raízes são administradas em desordens digestivas, disenteria e em outras doenças. A mucilagem da semente da banana é utilizada nos casos do catarro e diarréia na Índia.

    Anucie