Seguidores

domingo, 21 de agosto de 2011

Matéria Globo Repórter - Exame de Pletismografia por Deslocamento de Ar


No dia 11 de março de 2010 foi ao ar no programa Globo Repórter uma série de informações sobre alimentação, e em uma das matérias surgiu um aparelho que chamou a atenção de muitos, e isso gerou algumas perguntas que resumidamente foram, que aparelho era aquele e  como funcionava?
Para quem perdeu ai está o link para assistir a matéria:

O exame que foi realizado se chama Pletismografia por deslocamento de ar, e é um exame que se enquadra nos princípios da Densitometria, assim como a Pesagem Hidrostática.
A pletismografia é um método rápido e fácil para a determinação da composição corporal. Utiliza a relação inversa entre pressão (p) e volume (v), baseado na Lei de Boyle (P1V1 = P2V2) para determinar o volume corporal. Uma vez determinado este volume, é possível aplicar os princípios da densitometria para a determinação da composição corporal através do cálculo da densidade corporal (D = massa/volume). (Mello, M.T. et al. Avaliação da composição corporal em adolescentes obesos: o uso de dois diferentes métodos. Rev Bras Med Esporte vol.11 no.5 Niterói Sept./Oct. 2005.)
O princípio fundamental da técnica é que quando o avaliado entra na câmara de volume conhecido, o seu volume corporal é igual à redução do volume na câmara. Martins, Cristina.Avaliação do estado nutricional e diagnóstico. Paraná: Nutro Clínica, 2008.

foto retirada da internet.
 A câmara traseira guarda os instrumentos eletrônicos, um sistema de circulação de ar, válvulas, transformadores de pressão e um circuito de respiração. Fixado a parede que separa as duas câmaras está um diafragma. Quando movido durante a calibração e medição da pessoa, o diafragma altera levemente o volume das duas câmaras. Essas alterações são usadas, com outros valores, para calcular o volume da pessoa. Conectados, mas fora da unidade, estão a balança para pesagem da pessoa e um computador para controle do sistema e coleta, analise e impressão dos dados. (Martins, Cristina. Avaliação do estado nutricional e diagnóstico. Paraná: Nutro Clínica, 2008.)

Mas podem se perguntar o porquê do rapaz ter entrado com touca e pouca roupa, é simples, é necessário diminuir ao máximo ou levar em consideração as conseqüências das roupas, dos cabelos, a área de superfície corporal e o volume do gás torácico que se trata principalmente dos pulmões e o gás no trato gastrointestinal , pois se isso não for levado em consideração os resultados podem não se relacionar com a realidade da composição corporal da pessoa.
foto retirada da internet.

  
O aparelho que realiza esse exame tem valor muito elevado, devido a isso se torna pouco disponível, portanto na maioria das vezes é utilizado para desenvolvimento de pesquisas em grandes Centros de Pesquisas que podem arcar com os custos da compra e manutenção do produto.
  
Mas fiquem tranqüilos existem outros métodos de avaliação da composição corporal tão eficazes quanto ao realizado por esse aparelho e que não tem o custo tão elevado e que estão disponíveis para atendimento a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Anucie