Seguidores

domingo, 21 de agosto de 2011

Paciente X Profissionais da Saúde - atualmente - Máquina X Técnicos






Cena do filme  - O amor é contagioso.

Quando se trabalha com saúde o encontro com pessoas fragilizadas e carentes de atenção é inevitável, o ser humano em gozo de total saúde já apresenta sinais de carência de carinho e atenção desprendida, uma pessoa doente, ou mesmo aquelas que se julgam doente, necessitam de encontrar um porto seguro para se apoiarem que não seja apenas a fé em Deus, é preciso sentir que se tem valor também para as pessoas que habitam esse mundo.
É muito triste quando se busca ajuda e o que se encontra são a frieza e o descaso, e pior ainda quando acompanhando vem o deboche e o abuso pela condição apresentada, o valor atribuído a si parece diminuir pela insistência do próximo em tratar o caso com total desleixo, e o questionamento se torna algo parecido com essa afirmativa – Eu não valho muito porque não tenho nada para dar em troca.
Pode parecer desabafo de uma pessoa defensora dos pobres e descamisados, mas não é isso, quantas e quantas vezes pessoas endinheiradas se sentem desamparadas de diversas formas quando procuram um serviço de saúde qualquer e o interesse a ganância dos profissionais os afeta quando percebem que só estão sendo tratados porque para os profissionais será muito bom contar aos colegas a pessoa renomada e importante que foi “parar” em suas mãos. É a outra face da moeda, uma face não tão melhor assim que a outra.
O que mais se vê é a corrida em busca da fama e do prestígio profissional, da admiração dos colegas e dos leigos, é ser motivo de admiração, mas o paciente é tratado como objeto de estudo em todo tempo, não se enxerga a pessoa como um todo, mas o problema dela somente, o transcorrer da relação fica mecanizado, simplesmente o profissional manda e o paciente obedece, a transferência é unilateral, a troca de experiências muito incomum.
retirada da internet
O ser humano não é uma máquina feita de material frio, de ferro, aço ou coisa parecida, e que quando apresenta um problema “técnico” se troca a peça com defeito, se ajusta um parafuso, e pronto o problema está resolvido, e se depois de todas as trocas e ajustes a máquina não funcionar como antes se joga fora ou a destrói.
A dor e a alegria compartilham o mesmo corpo, o mesmo espírito, o ser humano possui sangue quente, o ser humano se abala, mas se recompõe para vencer quando uma batalha está pela frente, o medo, o desespero, a confiança, a esperança a incerteza e tantos outros sentimentos se misturam e parece não caber em um só espírito, com o domínio próprio, com carinho e o amor daqueles que estão ao redor os sentimentos e pensamentos vão se organizando e essa recomposição serve de alavanca para a busca da melhora e da cura do problema, na ausência ou na deficiência de saúde, cabe ao profissional escolhido para o socorro demonstrar seu lado humano, mostrar a compreensão pela dor do próximo e que se importa de verdade com o problema e que fará o que estiver ao alcance para ajudar.
Quando se trabalha na área da saúde uma oportunidade maravilhosa está à frente, a de ser lembrado afinal as pessoas passam pela vida das outras e deixam marcas, o privilégio nesse caso é marcar a vida dos outros da maneira mais grandiosa possível que é tratar com amor, respeito, competência e técnica a quem necessita, quem o fizer conquistará o carinho e o respeito de todos aqueles com quem estiver envolvido, e os resultados na saúde do próximo serão mais visíveis.
A troca entre pessoas ultrapassa apenas o que é padrão da sociedade profissional, o paciente tem muito que ensinar de várias formas, e é importante o profissional reconhecer o que aprender e fazer uso desse aprendizado.
Nem todos encontram a plena realização só ajudando os outros, quem encontra a felicidade total com isso certamente tem um dom, mas não é preciso ter esse dom para se tornar um bom profissional, nós todos temos a capacidade de amar e ninguém se realiza sem amor.
Seja a onde for que um profissional da saúde for executar as suas funções é preciso que saiba fazê-lo com humanidade, respeito e amor e sempre lembrar que ao se trabalhar com vidas se lida com emoções diversas, e reações imprevisíveis, a final o ser humano é assim, executar conhecimentos técnicos e científicos são necessários, mas entender o paciente é fundamental.
Não acredito que todas as pessoas tenham a capacidade de encontrar a plena satisfação profissional apenas no ato de ajudar os outros sem se importar com a segurança pessoal, com a construção de algo palpável, mas acredito que todos nós temos uma parte do nosso espírito que só se satisfaz quando a prioridade deixa de ser o eu para ser o outro, acredito ainda mais que a felicidade pura que deixa leve o espírito é alcançada quando certos atos de bondade se tornam uma constante na vida, onde o respeito e o valor dado ao ser humano sejam expostos com amor seja para quem for.

Por: Damylle Bueno.Dedicado a minha querida e admirada Professora Ana Cristina de O. Soareserida 







Médico do RJ receita remédio para emagrecer com substância proibida

Retirada da internet


A consulta custa R$ 70 e a fórmula que promete milagre sai por R$ 170, divididos em três vezes. Com uma câmera escondida, nossos produtores registraram uma consulta. O médico, doutor Anibal Marenga, dá a receita sem examinar a paciente.



Dois inibidores. Esse tira mais a fome geral e esse tira mais a compulsão.
Tem calmante aqui, doutor?
Tem, tem. Eu botei um pouquinho mais.
Essa é a melhor fórmula que tem.

Nós levamos a receita do doutor Marenga para a Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia no Rio. “Isso daqui é uma bomba. Inclusive a pessoa corre sério risco de vida. Nós temos duas anfetaminas, mais tranquilizante, mais um anti-depressivo, mais diuréticos e mais laxante. Isto aqui inclusive é proibido”, diz Vivian Ellinger, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia/RJ.

É proibido pelo Conselho Federal de Medicina, que fez uma resolução especialmente para vedar a combinação de anfetaminas com substâncias como diuréticos e laxantes. Tudo o que tem na receita do doutor Marenga.

No consultório, a secretária diz que ele não deve demorar e que já há clientes esperando. Pouco depois ela sai para telefonar na loja ao lado e dispensa os pacientes.

Por telefone, Carlos Alberto Marenga diz que existe uma liminar na Justiça para liberar a fórmula proibida. Ele defende que a associação de vários medicamentos, como tranquilizante, anfetamina, laxante e diuréticos não faz mal ao paciente, mas não mostra nenhum documento.

O Conselho Regional de Medicina do Rio vai investigar a denúncia sobre a prescrição de fórmulas proibidas para emagrecer. “Perder peso, mas de uma maneira definitiva. Essas associações você perde rapidamente e ganha ainda depois que para muito mais rapidamente. Então isso não resolve o problema”, afirma Luís Fernando Moraes, do Conselho Regional de Medicina/RJ.

“Se for uma pessoa jovem, que não tiver nenhum problema de saúde, pode ser que ela consiga não morrer, mas ela corre sérios riscos, com certeza”, garante Vivian Ellinger.

Edição do dia 28/03/2011
28/03/2011 14h26 - Atualizado em 28/03/2011 14h26
André Luiz Azevedo, Bia Rónai e Pedro Acyr Rio de Janeiro, RJ
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/03/medico-do-rj-receita-remedio-para-emagrecer-com-substancia-proibida.html


Quando se trabalha com nutrição se ouve muito a seguinte pergunta:
Como faço para emagrecer rápido?
A resposta muitas vezes não agrada, principalmente quando a pessoa deseja perder muitos quilos rapidamente, e muitos após ouvirem a resposta dizem que se trata de “ladainha” de “coisas na a ver”, que é mais fácil tomar um remedinho e assim perder peso sem muito esforço.
Agora leitor do blog você vai participar diretamente, como? Simples, ao terminar de ler esse artigo deixe sua opinião sobre o que você acha do uso de medicamentos para emagrecer, das propagandas milagrosas de substancias para perda de peso, coloque suas dúvidas, discuta o que leu nos comentários e no artigo, interaja, você tem liberdade para se expressar



e admirada Professora Ana Cristina de O. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Anucie