Seguidores

domingo, 21 de agosto de 2011

Passo a Passo - Entendendo a Informação Nutricional nos Rótulos


Quem não tem aquela idéia de ir ao supermercado e fazer uma compra saudável, passa pelos corredores e fica observando os produtos, lendo os rótulos e escolhendo o melhor quanto ao valor energético e nutricional.

Bem na maioria das vezes deveria ser assim, escolhas bem feitas a fim de evitar de levar para casa produtos que  não são muito adequados para a manutenção de uma boa saúde nutricional e que podem ser ainda mais cruéis com a saúde quando são ingeridos em demasia como ocorre nas famosas horas em frente a televisão e nas difíceis horas de tédio e que os alimentos acabam sendo refúgio para a ansiedade.

Muitos alegam não saber muito sobre nutrição e, portanto não conseguem colocar em prática uma alimentação mais saudável quando os envolvidos são alimentos industrializados, mas é só ficar calmo e observar algumas informações importantes que estão contidas nos rótulos como informações nutricionais, avisos de contra-indicações e dados como fortificação ou isenção de algum componente comum ou especial.

O que me fez querer trazer a vocês uma forma simples de interpretar as informações nutricionais contidas nos rótulos foi quando observei em um restaurante uma pessoa pedir um refrigerante de guaraná e alegar para a pessoa ao lado que a escolha foi embasada na quantidade de calorias do produto que ela alegou ser de apenas nove calorias a lata inteira, fiquei intrigada com aquilo e pude perceber que a pessoa confundiu calorias com % de valor diário de recomendação, ao conferir a lata do mesmo produto depois pude constatar que se tratava exatamente disso a confusão com os valores.

Do mesmo modo que aquela pessoa se confundiu, muitos podem fazer o mesmo então julgo ser de fundamental importância uma explicação prática para que todas as informações fiquem claras a todos, pois ao observar os rótulos você encontra muitas informações que vão ajudar e muito na escolha dos alimentos, abaixo segue um exemplo de localização e interpretação de algumas informações contidas em um rótulo padrão:


Agora um passo a passo bem simples:


Entendidas essas informações fica muito mais fácil realizar a escolha dos alimentos.


Por: Damylle Bueno

Minha foto
Graduanda no 7° período no Curso de Nutrição Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. Monitora em Nutrição Aplicada a Atividade Física, Anatomia Humana,Nutrição Humana, Composição Quimica dos Alimentos, Técnica e Dietética. Parceira no programa Voluntariado VALE. Estagiária no PNAE Vitória.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Anucie